Quando da fundação e pedido de registro do SINDINPLASGUA, junto ao Ministério do Trabalho, por incrível que possa parecer, quando da consulta as entidades representativas instaladas em Guarulhos, fora contra a criação, o próprio CIESP – CENTRO DAS INDUSTRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO, unidade de Guarulhos, a pedido do SINDIQUIMCOS, que por pressão sindical alegando que afetaria todo o setor não só plásticos mas os outros também, sob a alegação da desnecessidade de sindicato plásticos em Guarulhos, visto já existir o SINDIPLAST de São Paulo.
Não restou outra alternativa ao SINDINPLASGUA, senão entrar com ação judicial na busca de seus direitos e prerrogativas.
Passados mais de 10 anos de luta judicial, foi reconhecida a legalidade da existência do SINDINPLASGUA, com decisão prolatada pelo Superior Tribunal de Justiça.
Descrito desta forma parece coisa simples, ledo engano, quantas idas e vindas a Brasília para obtenção do bendito ou maldito código sindical, sem o qual não teríamos a representação legalmente falando das indústrias de plásticos de Guarulhos.
Éramos uma entidade com decisão judicial emitida pelo STF, como a entidade que realmente representavam as indústrias de plásticos e Guarulhos, onde tínhamos o reconhecimento de fato e de direito, mas sem efetivamente termos o registro sindical que só Brasília através do Ministério do Trabalho fornece. Éramos uns alienígenas.
Esta luta durou mais 6 anos, e foi a mais renhida, pois o SINDIQUIMCOS e o SINDIPLAST DE SÃO PAULO, não poderiam mais interpor nenhum recurso judicial e finalmente reconheceram nossa legalidade sindical. Mas ainda não acabou a epopeia, dependíamos da CAIXA ECONOMICA FEDERAL, para obtenção da senha para emissão das boletas de contribuição sindical a favor do SINDINPLASGUA. Outra guerra incrível em um pais que não cumpre decisões judiciais arvorando-se em alegação de que o sistema não conversa entre o Ministério do Trabalho e INSS.
Para não cansar os leitores, tentaram de todas as formas, direta e indiretamente obstar o funcionamento do SINDINPLASGUA.
Mas sem sucesso, pois os motivos que levaram a criação e perseverança da existência do SINDINPLASGUA, nunca estiveram tão presentes. DIA “D”, após atas e publicações da legalidade e funcionamento do SINDINPLASGUA, A Caixa Econômica Federal, emitiu os benditos boletos para a contribuição sindical, em vez a favor do SINDINPLASGUA, emitiu para o SINDIPLAST DE SÃO PAULO. Misericórdia, começou nova discussão quem representava as indústrias de plásticos de Guarulhos, e que o SINDIPLAST finalmente reconheceu a contragosto ser o SINDINPLASGUA e repassou as verbas recebidas a esta entidade. Estamos falando do ano de 2017, ou seja depois de 16 anos de luta, e sem receber um centavo sequer das empresas de plásticos de Guarulhos, para custear a manutenção e despesas da entidade, durante todo este período e tudo bancado e suportado pelo então e atual presidente. Dr. JOSE ROBERTO LAPETINA.
Da história da Fundação podemos fazer uma retrospectiva desta epopeia que foi desde a fundação, até a obtenção do código sindical. Em 28 de Dezembro do ano de 1998, alguns empresários sentindo-se completamente abandonados pela entidade sindical patronal, diante dos movimentos grevistas que o país sofria, se viu obrigado a lançar mão da criação de sua entidade representativa patronal, face ao completo abandono do sindicato que a época tinha a sua base de contribuição também de Guarulhos, para São Paulo, a ABIPLAST, a época presidida pelo Sr. Merege Cachum. As indústrias de plásticos de Guarulhos, viviam as turras com o SINDICATO DAS INDUSTRIAS QUIMICAS, ABRASIVOS, POLIDORES TINTAS VERNIZES E PLASTICOS DE GUARULHOS- O SINDIQUIMICOS, que representam os trabalhadores, com um poder quase dos Deuses, pois representando tantos segmentos diversos e com uma base de contribuição financeira de porte multinacional, empregava todo seu peso sindical, para obtenção de benefícios e vantagens aos trabalhadores do setor, sem a mínima intenção de enxergar os problemas que as empresas estavam e iriam passar, quando da obtenção destes supostos benefícios. O resultado está aí, basta querer enxergar..